Era uma vez, em um país de escalas continentais, na América Latina...
Milhares e milhares de pessoas sonhavam com a chance de assistir grandes nomes da música internacional que até então só podiam ouvir em seus discos ou ver pela tv... Até que, em meados de 1985, Roberto Medina, num plano que muitos disseram ser "uma loucura" põe em prática um Festival sem precedentes, em terras cariocas: Rock in Rio.
Hoje, 26 anos depois, com três edições no país e outras em Madri e Lisboa, o Rock in Rio volta, para alegria geral da nação! E nós do Pra falar de música, organizamos um especial para você ficar mais do que preparado para aproveitar ao máximo a edição 2011. Pra começar, que tal uma coletânea dos melhores momentos das duas primeiras edições que rolaram na sua cidade natal?
Queen - 1985
Todo mundo que gosta um pouquinho que seja de rock e more nesse país sabe a comoção que foi o show do Queen na primeira edição do evento, em 1985. Os próprios músicos consideram a apresentação uma das "5 melhores de sua vida". A música "Love of my life" foi entoada por milhares de pessoas, com Freddie Mercury fazendo a regência. De arrepiar até o último fio de cabelo.
James Taylor - 1985
"You just call out my name, and you'll know wherever I am, I'll come running, to see you again...".
O Rock in Rio foi palco de muitos momentos românticos, também. Quantas pessoas foram "geradas" a partir desse festival? James Taylor entoou "You've got a friend" e entrou pra história do festival (e pra de muitas famílias também...).
Rock Brasil - 1985
O Rock in Rio de 1985 foi importante não só por trazer nomes internacionais, mas por valorizar as bandas de rock do país. Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso, Blitz, Kid Abelha... Todos tiveram a oportunidade de desfrutar desse grande palco e mostrar o seu trabalho. Destaque pro eterno Cazuza.
Outros destaques de 1985: B52's, Yes, Ozzy Osbourne, AC/DC, Iron Maiden, Scorpions...
Guns 'n Roses - 1991
Imagine você, caro amigo, esta seguinte soma: Guns 'n Roses em formação original, no auge da carreira + Maraca lotado. Não tinha como não ser inesquecível.
O negócio do Guns com o Rock in Rio deu tão certo, mas tão certo, que eles não só tocaram em 1991, como voltaram em 2001 e virão novamente em 2011. Imperdível.
New Kids on the Block - 1991
O Rock in Rio é um evento pra todos, inclusive para o Pop! Prova disso foi a apresentação do New Kids on the Block, em 1991. Muito antes do boom das Boy bands, os meninos já mandavam bem no "Step by Step...". Não preciso nem dizer que o público feminino adorou...
Faith no More - 1991
Mike Patton e cia. sabem (e muito!) como animar um público. Prova disso é o vídeo de "Epic", gravado no Rock in Rio 1991. O Faith no More encerrou suas atividades pouco tempo depois, e voltou a ativa há uns três anos. Os roqueiros do Brasil agradecem.
Outros destaques de 1991: Information Society, Judas Priest, Megadeth, Joe Cocker, George Michael, A-ha.
Em breve, um especial sobre a última edição, em 2001. Porque foi tão, mas tão bom, que precisa de um post só pra eles!
0 comentários:
Postar um comentário