Tudo começou com um "You know what? Fuck it! Let's do it on my garage!" ("Quer saber? Foda-se! Vamos fazer na minha garagem!") e terminou num dos melhores cds de 2011 (até o momento).
Wasting Light é o sétimo cd da banda Foo Fighters e, arrisco dizer, o melhor de todos.
Além de ter a produção de Butch Vig (o mesmo de Nevermind do Nirvana) há um pequeno detalhe: não foi usado nenhum efeito, nenhuma tecnologia de última geração na gravação do disco. Foi tudo na garagem mesmo. Nada mais roquenrol que isso, né não? E pra melhorar a situação, ainda resolveram fazer um documentário, chamado "Back and Forth" pra contar a história da banda e da gravação desse disco (Vale procurar online...).
"Honestamente, a mensagem mais importante no filme é que você pode ser um músico que tem uma garagem grande o bastante para uma minivan e duas bicicletas de criança e fazer rock n’ roll e ainda ser a principal atração num estádio. Você não precisa da porra dos computadores! Você não precisa corrigir sua voz com a ajuda dos computadores, a menos que você não tenha habilidade ou talento. Eu quero que as pessoas vejam o quanto é fácil e cru isto pode ser. Eu não me sinto na obrigação da minha voz ser perfeita o tempo todo. Não sinto que nossos andamentos tenham que ser mecanizados. Vamos apenas fazer como uma pessoa normal faria." disse Dave Grohl em entrevista a Spin Magazine.
Então tá,vamo comentar o cd?
Bridge Burning
Sabe aquela música que com 15 segundos você já sabe "começa tranquila, mas vem porrada por aí"? Então. E QUE PORRADA! Bridge Burning é assim. Típica música que se tocar em show ninguém fica parado, arrisco dizer que está nos moldes de "All my life". Muito boa mesmo, guitarra afiada, daquelas que começa um cd sem nenhum defeito.Queima qualquer ponte!
"Your bridges are burning down / They're all coming down / It's all coming round / You're burning them down / It's all coming round / They're all coming down / Your bridges are burning now"
Rope
"Give me some hope I'm coming loose, I'm hanging on you / Give me some rope I'm coming loose, I'm pulling for you now"
Não é de hoje que Dave Grohl tem mania de falar de "rope" nas suas músicas... Primeiro single do cd, mostra mais ou menos como é o estilo de Wasting Light: momentos de "porrada" com momentos mais tranquilos de rock na medida. Single divertido também. Quem não viu aquele clipe colorido onde eles ficam fazendo altas coreografias? Bem ao estilo Foo.
Dear Rosemary
Essa já é um pouco mais tranquila, mas nem por isso ruim. Até porque nem só de porrada se faz um cd do Foo... Algo meio "Rosemary, não fuja de mim" com o ritmo um pouco mais marcado. Refrão tranquilo... Cheio de segunda voz... Boa de cantar ouvindo no mp3...
"Rosemary you're part of me / You know (you are you are you are) ..."
White Limo
Essa eu quero ver o Dave cantando ao vivo! Eita vocal estranho... Parece que ele tá cantando/miando/berrando num ritmo abafado...Não é uma das minhas preferidas pelo vocal, mas a harmonia e a letra são boas. Como ele mesmo disse, não é obrigado a cantar bem o tempo todo. Então tá,né.
"Go go / You shouldn't have to wait so long / Go go / And the right one said"
Arlandria
A melhor harmonia do cd, na minha opinião. A música evolui muito bem, você consegue prestar atenção em cada instrumento e o vocal em determinadas partes da música. Mais uma vez, uma música bem feita.
"You are not me / Arlandria, arlandria / You and what army? / Arlandria, arlandria / Oh God you gotta make it stop!"
These Days
"Fácil para você dizer! / Seu coração nunca foi partido... / Seu orgulho nunca foi roubado... /Ainda não... Ainda não!"
Provavelmente a melhor letra do cd. E por causa disso, não consigo fazer uma crítica imparcial. Gostei dessa de cara. Foi amor a primeira "ouvida"... Sutil, chega a ter um toque poético e po, que refrão tapa na cara... Se eles vierem pro Brasil e não tocarem essa,sei não, hein...
Back and Forth
Eu tenho a ligeira impressão de que essa música é pro Kurt Cobain... Ela é muito "vou contar minha história, tudo o que eu passei back and forth..."
Não é a toa que o documentário tem o mesmo nome. Dará uma ótima soundtrack, sem dúvida.
"I'm looking for some back and forth with you / Are you feeling the same as I do?"
A Matter of time
Baita introdução. Desenvolvimento tranquilo. Pré-refrão intenso. Refrão porrada.
Falar mais o que? A Matter of time é isso. E por causa disso é muito boa. É tudo uma questão de tempo (musical).
"It doesn't matter much to me / If it doesn't matter much to you It's just a matter of time (before, before) / It's just a matter of time (before, before)"
Miss the Misery
Riff muito bom. Mas eu tenho a impressão que, por ser uma das últimas músicas, vai passar batida por muita gente. Dá a sensação de ser uma música meio grunge em alguns momentos. Meio Soundgarden.
"Miss the misery / Need a reason for a change / Need a reason to respect / So turn it on again..."
I Should Have Known
Essa é definitivamente um presente! Dave novamente gravando com o Krist Novoselic, vulgo baixista do Nirvana!
Mais uma vez, tenho a impressão de que essa é pro Cobain. Mas a impressão não foi só minha, tá? Muitos críticos mega famosos também disseram o mesmo.
Intimista, a música vai crescendo. A primeira parte parece que ele canta pra si, do tipo "eu devia ter sabido...", já na segunda parte parece que ele canta para outra pessoa, como se o confrontasse. E essa pessoa, meus amigos, é nada mais nada menos que Cobain. Rest in Peace.
"Lay your hands in mine / Feel me one last time / Though I cannot forgive you yet / No I cannot forgive you yet / To leave my heart intact"
Walk
Outra música daquelas que sabe crescer e crescer bem. Se Bridge Burning começa o cd na porrada, Walk termina mais tranquilo, mas nem por isso de maneira ruim. É uma música praticamente impecável, com uma letra muito boa, com vocais e guitarra combinando muito bem, bateria bem marcada...Tá na minha lista de preferidas também...
"Learning to walk again/ I believe I've waited long enough / Where do I begin?"
Moral da história: Foo, OBRIGADO por esse cd. Tava precisando de algo bom assim e fazia tempo que não via.
Vem logo pra cá!
Enquanto isso não acontece, vamos ouvir o cd todo ao vivo via Youtube? Liberado pela própria banda!
Com vocês, Wasting Light...
0 comentários:
Postar um comentário