Qualquer cantora pode ser chamada de diva? Como isso rola na internet?

quinta-feira, abril 28, 2011

A pergunta é tema de palestra do Youpix esta noite e é bem pertinente. Antigamente... Bem, nem tão antigamente assim... as Divas eram as cantoras estabelecidas no meio, com uma voz respeitável e com milhares de discos vendidos para consagrá-las "preferência internacional".

O sucesso era um caminho lento e difícil de ser galgado, mas até hoje essas pessoas são lendas.
Para ser exata, há uns 30 anos ou 50 anos, ser Diva era ser uma Lenda.

Hoje, a ordem se inverteu, se você for uma "Leenda" (leia-se: linda) você é uma Diva. Rs

As Divas do passado tinham tanto glamour ao seu redor que podiam esbanjar. E, não tenham dúvidas, elas o faziam. Eram conhecidas pelas atitudes esnobes, pedidos esdrúchulos nos camarins e por submeter funcionários a algumas situações ridículas. Neste período, uma época não tão remota, há uns 10 anos atrás, era até ofensivo chamar uma cantora de Diva. Que o diga a Diva Mór da minha adolescência, Mariah Carey, conhecida pelos bons pitis que dava ao receber tal nomeclatura... (ainda que merecesse).

Hoje, se você tem mais de um milhão de views no Youtube, você é famosa com certeza. Vender milhões de discos cds já não é mais uma realidade tão facilmente atingível. Nem mesmo pelos Reis do Pop. Bom para gente que ganha mais shows, quer dizer... A que preço, né? Mas essa é outra história. São tantos reis e rainhas atualmente, tantas Divas de temporada que, depois da democratização da divulgação via Internet, o consumo dos cds perdeu bastante da graça. Hoje queremos faixas que, após enjoarmos de tantos plays, podemos deletar e nunca mais lembrar. Bem como aqueles que as cantam.

As Divas de temporada nascem na Internet e nela mesmo morrem.

Então, como determinar quem seriam as Divas? A quem chamamos de Divas hoje? Chamamos quem queremos. Como foi desde sempre.
O conceito foi o que mudou... Se você é bonita, você pode não fazer nada e ser uma Diva. Lady Gaga é a Diva de uma nação. Quem sou eu para desdizer? Ela tem seu talento. Stefhany Crossfox é Diva do público dela, tanto quanto a internacional Gaga. Ora. E daí?

Ou seja: Diva qualquer uma pode ser. O que depende é: Diva pra quem?
Pra mim não, violão.

0 comentários:

Postar um comentário

 
pra falar de música © 2011